Mudança de hábito reduz em até 30% a conta de luz

11jul13

Até o carregador de celular na tomada, mesmo sem o aparelho, consome energia. Aneel autorizou reajuste e conta vai aumentar em agosto

Carol Rocha

carol.rocha@diariosp.com.br

Mudar pequenos hábitos em casa — como usar aparelhos que consomem menos energia, tomar banhos mais curtos, trocar lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes e desligar os aparelhos que ficam em stand by, inclusive carregador de celular — pode gerar uma economia de 20% a 30% na conta de luz.

“O consumidor que vai comprar aparelhos elétricos novos deve ficar de olho no selo Procel e escolher os que têm classificação A, que gastam menos energia”, explica Norberto Nery, professor do curso de engenharia elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia. “Na comparação com aparelhos antigos ou com os novos que têm classificação F (a última da lista), a economia no gasto de energia chega a 15% ou 20%”, diz.

O chuveiro é o principal vilão da conta de luz, mas é também o ponto mais fácil para cortar desperdícios. A redução do tempo do banho pela metade pode significar uma economia de até 15% na conta. Outro detalhe importante é manter a chave da temperatura na posição adequada ao clima.

No caso da geladeira, a dica é deixá-la afastada da parede de 10 a 15 centímetros e não pendurar roupas na grade traseira. Os consumidores devem evitar o abre e fecha constante da porta. “Outra dica importante: como no inverno a geladeira precisa de menos força para conservar os alimentos, o termostato pode ficar no mínimo sem problemas”, ensina Paulo Barreto, engenheiro eletricista e associado do Instituto de Engenharia.

REAJUSTE/ No dia 4 de julho, entrou em vigor o reajuste de 10% permitido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nas tarifas da AES Eletropaulo. O reajuste será sentido integralmente nas contas de energia a partir de agosto.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DE 11/7/2013 DO DIÁRIO DE S.PAULO

Anúncios


No Responses Yet to “Mudança de hábito reduz em até 30% a conta de luz”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: