Convite no Facebook mobiliza 5 mil pessoas em 20 minutos

19jun13

No começo das manifestações, a demora para alcançar 5 mil pessoas era de um dia, segundo monitoramento da agência Today

Carol Rocha
carol.rocha@diariosp.com.br

“Essa é a manifestação das redes sociais. Sem elas, não teríamos as características que essa manifestação teve”, afirma Adilson Batista, presidente da Today, agência de mídia pós-digital. E a tendência é que o movimento ganhe cada vez mais força com a ajuda da internet. “No começo dos eventos, os convites no Facebook levavam quase um dia para ter cinco mil confirmações. Agora, esse número é atingido em 20 minutos. É uma velocidade absurda”, diz Batista.

Para ele, sem as redes sociais os protestos não teriam ganhado a dimensão atual. “Isso não ocorreria porque não existe um tema suficientemente forte com uma liderança fortemente identificada, como foi o caso das Diretas Já, por exemplo.”

Na onda dos protestos pelo país, as redes sociais têm sido usadas como articuladores coletivos, disseminadores de avisos e da cobertura dos eventos, explica o pesquisador de cultura digital e professor da UFABC (Universidade Federal do ABC) Sérgio Amadeu. “Vários movimentos com vínculos solidários, que eram pequenos, ganharam corpo a partir das redes sociais. Pequenos articuladores formam grandes laços.”

E, segundo o pesquisador, a repressão policial ocorrida na segunda manifestação em São Paulo mobilizou ainda mais o país. “Existe um sentimento das pessoas, diversos laços de solidariedade. Há uma série de conjunturas favoráveis (para os protestos)”, afirma.

Partidos políticos precisam aprender a interagir nas redes

Os partidos políticos já descobriram o poder das redes sociais e têm investido pesado na internet, principalmente em épocas de campanha. Porém, os resultados nem sempre são os desejados. “Na internet, quanto mais espontâneo (o conteúdo), melhor. Os partidos trabalham demais, contratam analistas, fica meio artificial. Quanto mais tenta coordenar, é pior”, afirma Soninha Francine, ex-candidata à Prefeitura de São Paulo em 2012 e coordenadora da campanha de internet de José Serra (PSDB) nas eleições de 2010. “A graça é não saber de onde vem o conteúdo”, diz.

Para Leão Serva, jornalista responsável pelas ações na internet da campanha de Serra em 2012, “uma semente que se planta num terreno ruim não viceja. Num terreno bom, ela dá frutos. É a mesma semente”. Neste caso, a semente é a rede social e o terreno ruim é a relação que os políticos têm com o eleitorado. “As mídias sociais têm como característica a colaboração. Os políticos têm de aprender a usar as redes não para repetir o que fazem na televisão. Na internet, há emissão e recepção. É preciso interagir.”

entrevista
Jacqueline Lafloufa_
representante do coletivo Repórter da Internet

‘O mundo virtual ganha as ruas’

O coletivo Repórter da Internet é formado por jornalistas que estão cobrindo as manifestações em São Paulo, especialmente para as redes sociais.

DIÁRIO_ Por que a rede social se tornou uma ferramenta tão importante para uma mobilização histórica?
JACQUELINE LAFLOUFA_ Acreditamos que é nas redes sociais que todos os interessados conseguem ter voz. Não importa se a pessoa está em São Paulo ou em Berlim. É possível participar, comprometer-se com a causa, compartilhar conteúdo e eventualmente ajudar quem precisa.

Que tipo de ambiente possibilitou que a sociedade comprasse esta reivindicação?
Do ponto de vista político, é indiscutível que a população está insatisfeita com os rumos que as decisões nacionais vêm tomando. O aumento de número de internautas, a propagação da banda larga, a telefonia celular, entre outros fatores, possibilitam esse ambiente de interação em tempo real que comporta também a manifestação política e ideológica. A tomada das ruas é a extrapolação do que já se dizia nas redes sociais. É como se o mundo virtual ganhasse uma representação no mundo real.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DE 19/6/2013 DO DIÁRIO DE S.PAULO

Anúncios


No Responses Yet to “Convite no Facebook mobiliza 5 mil pessoas em 20 minutos”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: