Hospital das Clínicas doa 95% do estoque de pele às vítimas

29jan13

HC de São Paulo enviou 7 mil centímetros quadrados de tecido para atender as pessoas que sofreram queimadura. Argentina também mandou pele ao RS

Carol Rocha
carol.rocha@diariosp.com.br

O Hospital das Clínicas de São Paulo doou 7 mil centímetros quadrados de pele para atender às vítimas do incêndio em Santa Maria (RS). Esse número equivale a 95% do estoque do HC e representa a quantidade doada por cinco pessoas. O número de pacientes beneficiados vai depender da extensão das queimaduras das vítimas.

Cerca de 75 pessoas continuam internadas em estado grave em hospitais de Santa Maria e Porto Alegre e correm risco de morte, segundo informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Outras 47 estão hospitalizadas e 39 foram transferidas para centros de referência no atendimento a queimados em outras cidades. O ministério não informou o total de vítimas que sofreram queimaduras.

O estoque de pele para transplantes no país é baixo. Os três bancos de pele existentes no país (em São Paulo, em Pernambuco e no Rio Grande do Sul) operam com capacidade muito inferior do que poderiam, diz o médico André Paggiaro, responsável pelo banco do HC de São Paulo.
“Ainda há preconceito por parte das famílias, que acham que o corpo pode ficar desfigurado, mas nós retiramos pequenas lâminas de pele da parte de trás do corpo”, explica Paggiaro. “Se tem alguma coisa boa em tudo isso, talvez seja aumentar essa disponibilidade nos bancos. Esclarecer as pessoas sobre a doação”, diz.

De janeiro a setembro de 2012, houve 32 doações de pele no país e foram realizados 18 transplantes, segundo a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos). Se todas as vítimas da boate tivessem sofrido queimadura, os bancos de pele do país não teriam condições de atendê-las.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DE 29/1/2013 DO DIÁRIO DE S.PAULO

Anúncios


No Responses Yet to “Hospital das Clínicas doa 95% do estoque de pele às vítimas”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: