Líderes criminosos serão transferidos para presídio federal

02nov12

Depois de conversar com a presidente Dilma Rousseff ontem, governador Geraldo Alckmin aceita ajuda federal para combater a violência no estado

Carol Rocha

carol.rocha@diariosp.com.br

Depois de receber duas ligações da presidente Dilma Rousseff ontem, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, aceitou a ajuda federal para combater a violência no estado. Dilma sugeriu a transferência dos líderes criminosos de São Paulo para presídios federais.

Segundo a assessoria do governo, Alckmin achou a ideia ótima. Na semana que vem haverá uma reunião entre o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e representantes da SSP (Secretaria da Segurança Pública), da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) e do governo paulista para definir os detalhes da parceria e quais presos podem ser transferidos.

O país tem quatro presídios federais: Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN). Todos têm capacidade para 208 presos e possuem modernos sistemas de vigilância, incluindo detectores de metais, sensores por aproximação, coleta de impressões digitais e câmeras que monitoram as celas durante 24 horas por dia. Nessas unidades, o sistema é semelhante ao RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) e os presos permanecem 22 horas por dia encarcerados.

ACUSAÇÕES/ Nos últimos dias, o governo do estado e o Ministério da Justiça trocaram acusações, por meio da imprensa, sobre a situação da segurança pública em São Paulo. Na última terça-feira, o ministério divulgou uma nota rebatendo as afirmações de Alckmin de que não teria oferecido ajuda ao governo estadual e reiterando a disposição de pactuar um plano de segurança pública integrado.

Segundo a ministra da Secretaria de Comunicação, Helena Chagas, para a presidente “o importante é ajudar a população”.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DE 2/11/2012 DO DIÁRIO DE S.PAULO



No Responses Yet to “Líderes criminosos serão transferidos para presídio federal”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: