Eleitor dá seu recado e votos nulos dobram

09out12

Soma dos votos brancos e nulos subiu de 6% na última eleição, em 2008, para 12% no último domingo. Abstenção também cresce

Carol Rocha

carol.rocha@diariosp.com.br

Os votos brancos, nulos e a abstenção em São Paulo representam o mesmo número de votos que o candidato do PT, Fernando Haddad, recebeu nas urnas. E é apenas um ponto menor que os votos do tucano José Serra. Nesta eleição, quase 2,5 milhões de eleitores não compareceram às urnas ou votaram branco ou nulo, o que representa 28,9% do eleitorado. Serra teve 30,75% dos votos e Haddad, 28,98%. Comparado com a eleição de 2008, o número de brancos e nulos dobrou, de 6,6% para 12,7%.

“Parece um protesto dos eleitores. Os partidos tradicionais estão em crise. O sistema político está em crise. O eleitor demonstra cansaço. É um recado”, opina Francisco Fonseca, cientista político da FGV. Na prática, o protesto é pouco efetivo, já que esses votos são excluídos, mas é uma mensagem dos eleitores.

“Tem a ver com a rejeição dos candidatos. Basicamente significa que os candidatos não representam o que o eleitor quer”, diz Jairo Pimentel Júnior, cientista político e consultor da APPM (Análise, Pesquisa e Planejamento de Mercado). “A minha tese é a de que os eleitores do Russomanno mais ressentidos com as críticas votaram em branco ou nulo. Eles ficaram desgostosos e decidiram não optar entre os candidatos. Tem um componente de protesto, mas também de indecisão.”

Para Francisco, embora PT e PSDB estejam no segundo turno, esses partidos também receberam uma resposta do eleitor. “Até pouco tempo, seria natural imaginá-los nessa situação (indo para o segundo turno). Agora não. A candidatura do Russomanno mostrou isso.”

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DE 9/10/2012 DO DIÁRIO DE S.PAULO



No Responses Yet to “Eleitor dá seu recado e votos nulos dobram”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: