Negociar com operadora de TV pode dar desconto superior a 40%

16set12

Prática é comum para evitar que o cliente vá para a concorrência. Especialista diz que contratos devem ser revistos a cada seis meses

Carol Rocha

carol.rocha@diariosp.com.br

Quando a concorrência cresce, quem ganha é o consumidor. Os clientes das operadoras de TV a cabo, internet e telefonia sabem bem disso. Para evitar perder o assinante, as empresas adotam políticas de desconto e oferecem vantagens quando o consumidor ameaça cancelar o contrato.

O produtor Rogério Avelino, de 29 anos, sabe bem disso. “Certa vez liguei na NET para cancelar o serviço de internet, pois o preço estava alto. A atendente tentou melhorar os planos, mas não deu certo. No fim, consegui ficar com o serviço de graça por seis meses”, conta.

No mês passado, ele usou a mesma tática. Tentou cancelar o telefone que fazia parte do combo, mas viu que não era vantagem: de R$ 140 a mensalidade passaria para R$ 139. “Quando ameacei cancelar, esperei 27 minutos na linha, mas consegui R$ 60 de desconto. Fiquei com a TV e com a internet e cancelei o telefone. Ainda ganhei cinco canais e minha internet foi de 1 para 10 mega por dois meses. A conta caiu para R$ 80 (42% de desconto)”, diz Rogério.

A dona de casa Leda Rodrigues, 32, também aprendeu a negociar com as operadoras. “No ano passado, consegui seis meses de isenção na taxa da TV, três meses com todos os canais e internet com velocidade maior pagando menos e com isenção da taxa do ponto adicional”, conta. Leda não aderiu aos combos (“eram mais caros”, disse) e tem três planos diferentes: TV, internet e telefone separados. “Os valores a menos aparecem na fatura como desconto de fidelização.”

Na Vivo (antiga Telefonica), não é diferente. A produtora Monique Kovatch, 25, negociou três vezes. “Na primeira, eles deixaram o mesmo valor, só que dobraram a velocidade da minha internet e ganhei um canal de filmes grátis por três meses. Na segunda, ganhei um desconto de 20% na conta e migrei pra um pacote de TV acima do que eu tinha. Da última vez, briguei tanto que consegui a mesma promoção válida para os novos assinantes”, diz.

Essas táticas, porém, não funcionam com todas as empresas. Em sua casa no litoral, Leda assina a Sky. “Lá não tem conversa. Se você pede para cancelar, eles te encaminham para o setor responsável e não te oferecem nada”, relata.

FIDELIZAÇÃO/ A NET confirmou que tem uma política de gestão para fidelizar o assinante e disse que as intenções de cancelamento são analisadas caso a caso. Entre as ações que podem ser adotadas estão a degustação de produtos, a adequação do pacote de serviços contratado às atuais necessidades do cliente, os descontos por determinados períodos, entre outras. As outras operadoras de São Paulo – Sky, Claro TV e Vivo TV (antiga TVA) – foram procuradas pela reportagem, mas não responderam.

Clientes deveriam rever os contratos a cada seis meses

Alguns serviços considerados não essenciais para viver entram na rotina das famílias e passam a fazer parte das contas mensais. São colocados no orçamento e ficam por lá. Muitas vezes, o consumidor nem sabe se aquele produto ainda é necessário ou não, mas se esquece de fazer essa avaliação. “Essas contas, como as de telefone, TV a cabo, internet e celular, deveriam ser revistas a cada seis meses ou no máximo uma vez por ano. É possível reduzir, em média, 10% desses custos depois dessas avaliações”, ensina o educador financeiro Roberto Navarro.

Ele cita como exemplo os pacotes adicionais que os clientes compram, como os campeonatos de futebol na TV a cabo.

“O campeonato acaba em dezembro e às vezes a pessoa esquece de cancelar e paga o mês de janeiro à toa, já que não tem futebol”, diz.

Em sua empresa, Navarro tem celulares de todas as operadoras. “É normal receber ligações das concorrentes em todos os celulares oferecendo planos melhores.”

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DE 16/9/2012 DO DIÁRIO DE S.PAULO

Anúncios


2 Responses to “Negociar com operadora de TV pode dar desconto superior a 40%”

  1. 1 ivan

    esta fazendo 4 anos que a vivo tv nao tira meu nome do scps isso que ja paguei a divida nao consigo falar no 106 ninguem resolve meu problema

  2. 2 maria

    Pagar claro tv


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: