Supermercados não têm obrigação de fornecer sacolas

27jan12

Para estimular consumidores a abandonarem as sacolas plásticas, Idec orienta que estabelecimentos forneçam caixas de papelão gratuitamente. Entidade estima que 10% de todo o lixo gerado no Brasil é composto por sacolinhas plásticas

Carol Rocha

carol.rocha@diariosp.com.br

A substituição das sacolinhas plásticas que eram distribuídas gratuitamente nos supermercados de São Paulo será gradativa. De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), somente na capital paulista devem deixar de ser utilizadas cerca de 650 milhões de sacolas ao mês.

“A medida vem para estimular uma mudança mais radical nos padrões de produção, distribuição e consumo. Todos terão de alterar seus hábitos, desde fabricantes até consumidores. Com isso, o processo de mudança requer informação e boa comunicação com os consumidores”, diz a pesquisadora do Idec Adriana Charoux.

No entanto, o custo de adaptação dos estabelecimentos, que terão de mudar a maneira como oferecem embalagens aos consumidores, não deve ser repassado aos clientes. “O consumidor só entenderá o benefício ambiental dessa medida se não for onerado e responsabilizado a arcar sozinho com a mudança de hábitos necessária daqui para frente. Dessa forma, as redes de supermercados devem oferecer alternativas gratuitas”, afirma Adriana.

Apesar de não haver uma obrigação legal para que os estabelecimentos ofereçam meios gratuitos de transporte dos produtos, o Idec orienta que os estabelecimentos auxiliem o consumidor nesse processo.

“Ampliar a oferta de caixas de papelão e estimular o não uso das sacolas com algum tipo de desconto nos produtos são boas opções para preparar o consumidor nesse período de transição”, orienta a pesquisadora.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO DIÁRIO DE SP DE 27/01/12

Anúncios


3 Responses to “Supermercados não têm obrigação de fornecer sacolas”

  1. 1 Oscar Duran

    Os supermercados TEM SIM A OBRIGAÇÃO DE FORNECER EMBALAGEM APROPRIADAS PARA O CONSUMIDOR!!! Qual é!!! Se não de plástico, que seja (bem vindo!) o saco de papel!!! Pois, até o advento do plástico, a gente SEMPRE conviveu com o papel. Até hoje, as padarias (e muito supermercado) embrulham o pão com sacos de papel! Porém, há um detalhe!.. Quando foi substituído o papel pelo plástico o foi por causa de custos! Nem pense, leitor, que foi uma “gentileza” do Super mercado para com você, foi para baratear custo. E conseguiu! Ótimo para ele! Mas, agora que SE SABE que o tal polui, o dono do super (leia-se GRANDES CONGLOMERADOS) não quer perder um centavo sequer, então vem “com essa” esfarrapada e ilegal medida de querer que nós assumamos esse ônus, quando NÃO É NOSSO e sim DELE!!! Deixemos (nos escaninhos ou caixa de coleta) do estabelecimento essa sugestão: a volta dos sacos de papel. até porque já está embutido no valor das compras! Nada de caixas de papelão! (aquelas que eles iriam jogar no lixo!) Além do que NÂO necessita fazer “halterofilismo” para carregar 8 latas de óleo 10 kg de açucar, 10 kg de arroz, 5 kg de carne (a carne está cara….) etc, etc.
    Por curiosidade: que farão quando proíbam a embalagem do açúcar e do arroz??? Não polui??? Francamente!……………………………

  2. 2 Carol Rocha

    Oscar, essa matéria era sobre o entendimento do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) na semana passada. Ontem, o Procon mudou o entendimento e fez um acordo com os supermercados. Você pode ler mais sobre isso no jornal Diário de SP de hoje.

  3. 3 Oscar Duran

    Carol, então me diga: foi acertada a medida do PROCON ? Acha que a protelação dessa medida (infame) por 60 dias vai deixar o consumidor contente? feliz da vida? (!) “Ah, sim, estamos muito satisfeitos e felizes pela
    defessa que o Procon nos proporciona!”…. Carol, veja, isto não se restringe só a São Paulo, e sim ao BRASIL! Ou, das duas, uma: Ou o Procon é fraco e inoperante, ou há “cartas marcadas”… Só as sacolas poluem? E as garrafas plásticas, e o plástico que embrulha os rolos de papel higiênico, os potes de margarina, iogurte, açúcar, arroz, feijão, sal, e milhares de outros produtos? TUDO que é PLÁSTICO polui! (pelo simples fato de não ser biodegradável) Você compra (hoje) uma geladeira, uma TV de plasma, um guarda-roupa, e um milhão de outros produtos, TODOS embalados com plástico “bolha” e ISOPOR! (outro poluente!) Antigamente não havia TV de plasma, mas as CRT (de tubo, grandalhonas), e vinham embaladas em caixas de papelão reforçado. Hoje não dá? Porque não dá? Gostaria que algum “iluminista” me respondesse… Para finalizar, Carol, não é meu intuito polemizar, e sim ALERTAR o consumidor! GENTE! Vamos deixar de ser omissos! Vamos lutar, espernear! Vamos accionar TODOS os PROCONs , deste imenso Brasil para que, juntos possamos fazer frente a esta afronta!
    (60 dias de prorrogação é piada….. e depois disso?..)……………….
    E o Ministério Público, não se manifesta?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: