Álcool até barateia, mas não desbanca gasolina

24jan12

É preciso fazer as contas antes de encher o tanque. DIÁRIO pesquisou preço em 50 postos

Carol Rocha

carol.rocha@diariosp.com.br

O preço médio do álcool caiu 2,69% nas últimas quatro semanas em São Paulo, segundo pesquisa semanal da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Mesmo assim, ainda é mais vantajoso abastecer o carro com gasolina, que também teve o preço reduzido em 1,53% no mesmo período. De 15 a 21 de janeiro, o preço médio da gasolina ficou em R$ 2,626 e o do álcool em R$ 1,863, segundo a ANP.

O DIÁRIO pesquisou ontem o preços dos combustíveis em 50 postos da capital nas cinco regiões da capital. Em apenas nove, o preço do álcool era mais vantajoso (18% dos locais pesquisados).

Para saber qual combustível escolher, multiplique o preço da gasolina por 0,7. Se o resultado for menor do que o preço do litro do álcool, vale a penar trocar a gasolina. Isso porque segundo os economistas, só vale a pena abastecer com álcool quando o preço do litro for o equivalente a 70% ou menos do que o preço da gasolina.

“A diferença entre o preço da gasolina e do álcool diminuiu, mas não dá para dizer que o álcool está mais vantajoso. É preciso pesquisar e fazer o cálculo, pois varia muito nos postos”, diz José Alberto Paiva Gouveia, presidente do Sincopetro (sindicato dos postos). Ele afirma que a queda no preço do álcool já aconteceu. “Não há previsão de que os preços vão baixar mais”, diz. Este é o período da entressafra da cana-de-açúcar, quando há menor oferta de álcool e a tendência é de alta nos preços.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO DIÁRIO DE SP DE 24/01/12

Anúncios


No Responses Yet to “Álcool até barateia, mas não desbanca gasolina”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: