Servidor escolherá banco para consignado

15jan11

BANCO CENTRAL DETERMINA QUE AS EMPRESAS NÃO PODEM FIRMAR CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE COM OS BANCOS PARA EMPRÉSTIMOS DESCONTADOS EM FOLHA

Livia Wachowiak Junqueira, Carol Rocha e Folha de S.Paulo
do Agora

A partir de agora, servidores na ativa ou aposentados podem escolher o banco onde querem contratar um empréstimo consignado. Ontem, o Banco Central publicou uma resolução que impede que as instituições financeiras _públicas e privadas_ façam parcerias com empresas para que os funcionários peguem empréstimos descontados em folha apenas no banco parceiro.

Porém, enquanto o contrato entre o órgão público e o banco não terminar, o servidor que tentar um empréstimo só conseguirá o crédito no banco conveniado. Quando esses contratos acabarem, os consumidores poderão fazer novos empréstimos nas instituições que quiserem.

Atualmente, cerca de 1 milhão de servidores no país têm consignados em bancos que firmaram convênio de exclusividade, segundo a ABBC (Associação Brasileira de Bancos). Outros 3 milhões têm contratos sem exclusividade.

Nos últimos anos, diversos órgãos públicos e empresas privadas venderam suas folhas de pagamento para grandes bancos (veja ao lado).

O consignado é um tipo de empréstimo que tem como garantia o próprio salário do trabalhador. Isso torna o risco de inadimplência muito baixo e, por isso, os juros são menores. A taxa média hoje é de 26% ao ano, abaixo dos 57% cobrados nas operações de crédito pessoal.

[matéria publicada no jornal Agora SP]

Anúncios


6 Responses to “Servidor escolherá banco para consignado”

  1. 1 rita

    Boa noite,
    Sou funcionária municipal e quero saber quando terminará o contrato de exclusividade do crédito consignado entre o BB e a prefeitura de São Paulo.Esse tipo de contrato é um absurdo , logo no Brasil , um país tão democrático . O que algumas pessoas não imaginam é que se a pessoa tiver restrição no BB não consegue pegar dinheiro emprestado em lugar nenhum.

  2. 2 Carol Rocha

    Rita,
    o servidor da Prefeitura de São Paulo só poderá escolher o banco onde contratar um empréstimo consignado a partir de janeiro de 2015, quando terminará o contrato de exclusividade firmado com o Banco do Brasil.
    A nova do BC norma só vale para novos contratos _ou seja, assinados após a publicação da regra. Quanto à nova regra do BC, a Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está examinando o assunto.

  3. 3 rita

    Boa noite, Carol.
    Obrigada pela resposta. Cheguei a conclusão que se o BB não abre mão do acordo exclusivo , então ele que faça o que está no contrato: empreste dinheiro sem punir o funcionário com restrição e pronto! Esse tipo de atitude não resolveria o problema, mas já diminuiria o prejuízo.

  4. 4 jorge tadeu

    em comprimento ao que,muitas pessoas vem informando sobre a exclusividade do bb o que eu acho é o seguinte é mesmo uma punição que este banco vem dando aos servidores e que é assinado pelo kassab, principalmente aos inadimprentes que estão sofrendo muito com esta situação,e quew não ve a hora deste contrato acabar e voltar o que era antes.

  5. 5 rosangela canosa

    GOSTARIA DE FAZER UM EMPRESTIMO,SOU PENSIONISTA DA PREFEITURA DE SÃO PAULO,E ESTAVA COM RESTRIÇÃO COM BANCO DO BRASIL,MAS FIZ UM ACORDO COM ELES E PAGUEI A DIVIDA,MAS ELES FALAM Q PAGUEI AQUILO Q ELES FIZERAM UMA PROMOÇÃO,MAS Q AINDA DEVO PRA ELES,E ELES NÃO DÃO EMPRESTIMO POR CAUSA DISSO Q ABSURDO!!!TEM OUTRO BANCO Q POSSO FAZER EMPRESTIMO???

  6. 6 Carol Rocha

    Rosangela, se o seu nome estiver sujo, dificilmente vc conseguira credito em qualquer banco.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: