Fundo da Vale com FGTS rende 11,8%

31dez10

INVESTIMENTO TEVE GANHOS EM 2010 POR CONTA DO AUMENTO DO PREÇO DOS MINÉRIOS NO MERCADO MUNDIAL. AÇÕES DA PETROBRAS CAÍRAM 26,6%

Carolina Rangel, Carol Rocha e Folha de S.Paulo
do Agora

Os trabalhadores que usaram a grana do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para comprar ações da Vale por meio de um fundo de investimento conseguiram escapar da onda de prejuízos da Bovespa e fecharam o ano com ganhos de 11,8%. O papel valia R$ 55,33 ontem. O índice Ibovespa (que mede as principais ações) teve alta de apenas 1% em 2010.

O motivo dos ganhos, acima da inflação medida pelo IGP-M (de 11,32% no ano), foi o aumento do preço dos minérios _principal produto vendido pela Vale_ no mercado mundial. A valorização do ferro e de outros minérios está relacionada ao maior consumo da China, que também passou a investir em pequenas indústrias brasileiras.

Já quem aplicou a grana do fundo na Petrobras passou por maus momentos em 2010. As ações caíram 26,6% com a entrada de novos papéis no mercado. Mas, segundo o professor de economia da USP Simão Davi Silber, o principal motivo das perdas foram as incertezas em torno do pré-sal, sem previsão de lucro.

Para quem tem essas ações, os economistas lembram que, ao longo dos anos, o fundo rende mais do que se estivesse no FGTS, que tem ganho anual de apenas 3% mais TR (Taxa Referencial). Além disso, o ideal é aplicar na Bolsa só 30% da grana disponível para investimento.

Maior alta

Em 2010, o ouro disparou como o melhor investimento, com valorização anual de 32,26% _em momentos de crise, o metal é considerado um investimento seguro.

Nos oito anos do governo Lula, a Bolsa teve um ganho real (descontada a inflação pelo IPCA) de 295% no Ibovespa, superando até a renda fixa, que acompanha os juros da dívida pública brasileira, os mais altos do mundo.

[matéria publicada no jornal Agora SP]

Anúncios


No Responses Yet to “Fundo da Vale com FGTS rende 11,8%”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: