Trabalhador da aviação marca greve para amanhã

22dez10

EM REUNIÃO REALIZADA ONTEM NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO, COMPANHIAS AÉREAS E TRABALHADORES DO SETOR NÃO CHEGARAM A UM ACORDO

Carol Rocha e Folha de S.Paulo
do Agora

Os trabalhadores e as empresas do setor da aviação não chegaram a um acordo sobre o aumento salarial deste ano após uma reunião no Ministério Público do Trabalho ontem. Com isso, a categoria confirmou a greve por tempo indeterminado a partir de amanhã, antevéspera de Natal, em todo o país.

Deverão parar os aeroviários (funcionários que trabalham em terra) e os aeronautas (pilotos e comissários). O setor tem cerca de 60 mil empregados diretos e indiretos.

Os trabalhadores reivindicam reajuste de 13%, mas as empresas oferecem aumento de 6,08%, que é a inflação medida em 12 meses.

Amanhã, haverá uma assembleia, às 5h, no Sindicato Estadual de Aeroviários de São Paulo (zona sul).

O Ministério Público afirma que a greve é um direito constitucional e que aeronautas e aeroviários não têm de manter uma cota mínima em atividade. O Ministério da Defesa não confirmou se usará algum mecanismo jurídico para impedir uma greve.

O SNEA (sindicato das empresas) diz que as empresas deram, nos últimos cinco anos, 6% de ganho real. A TAM afirma que antecipou o reajuste de 6,08%, referente à inflação do período, e aumentou a proposta para 6,5%, com ganho real. A Azul diz que seus funcionários não deverão aderir à paralisação. As outras empresas não responderam.

Fim de semana teve atrasos e cancelamentos

O último fim de semana contou com filas no check-in e alto índice de atrasos e cancelamentos nos aeroportos de Congonhas e Cumbica. Ontem, o aeroporto de Cumbica (em Guarulhos, Grande SP) registrou 45 voos com atrasos superiores a meia hora até as 17h, segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos). Congonhas (zona sul) registrava um número menor de atrasos (20 voos).

[matéria publicada no jornal Agora SP]

Anúncios


No Responses Yet to “Trabalhador da aviação marca greve para amanhã”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: