Seguro para desempregado cairá na conta

31ago10

O SEGURO-DESEMPREGO PODERÁ SER DEPOSITADO NA CONTA DO TRABALHADOR. A OPÇÃO SÓ VALERÁ PARA QUEM FOR CLIENTE DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Carol Rocha
do Agora

A partir de agora, o seguro-desemprego poderá ser depositado diretamente na conta-poupança ou na conta simplificada dos clientes da Caixa Econômica Federal. Não serão cobradas tarifas pelo serviço.

Antes, o trabalhador era obrigado a fazer o saque da grana com o Cartão Cidadão em uma agência da Caixa. A instituição informou que tem cerca de 40 milhões de contas-poupança e 7 milhões de contas simplificadas, que não têm cobrança de tarifas para os serviços essenciais.

O trabalhador que tem conta-corrente na Caixa também poderá receber o crédito gratuitamente. Porém, nesse caso, ele precisará pedir que a Caixa deposite a grana, já que a opção não é automática. O pedido deverá ser feito no momento em que ele solicitar o seguro-desemprego.

Segundo a Caixa, um projeto-piloto desenvolvido nos Estados de Goiás, Acre e Espírito Santo já depositou o benefício em 315 mil contas-poupança e em 24 mil contas simplificadas.

Os pagamentos feitos nas agências, sem a utilização do Cartão Cidadão ou para depósito na conta do cliente, serão comprovados com autenticação ou com registro eletrônico. Esses documentos ficarão arquivados no banco e estarão à disposição do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) por cinco anos.

O beneficiário que não quiser receber as parcelas do seguro-desemprego por meio de crédito em conta deverá solicitar formalmente ao agente pagador sua suspensão, por meio de agências bancárias, no prazo máximo de até dez dias após o recebimento da primeira parcela.

O segurado que tem direito ao seguro-desemprego (veja lista ao lado) pode solicitar o benefício nas DRTs (Delegacia Regional do Trabalho), nos postos do Sine (Sistema Nacional de Emprego), nas unidades do Poupatempo ou do CST (Centro de Solidariedade ao Trabalhador). A quantidade de parcelas varia de acordo com o tempo trabalhado _o máximo são cinco.

[matéria publicada no jornal Agora SP]

Anúncios


No Responses Yet to “Seguro para desempregado cairá na conta”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: