Greve no Judiciário paralisa 240 mil processos

29jul10

ESTIMATIVA DA OAB-SP CONSIDERA ATRASO DE AO MENOS UM ANO NA TRAMITAÇÃO DAS AÇÕES. PARALISAÇÃO DOS SERVIDORES DO TJ BATE RECORDE

Carol Rocha
do Agora

Aos 93 dias, a greve dos servidores do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) é a mais longa da categoria _quebrando o recorde da paralisação de 2004, que durou 91 dias. De acordo com a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), a greve deve atrasar em um ano a tramitação de 240 mil processos que estão parados hoje. O TJ-SP e os sindicatos não confirmaram a estimativa da entidade.

Uma assembleia de funcionários ontem selou a continuidade do movimento grevista, sem previsão de término. Uma audiência pública na próxima quarta-feira na Assembleia Legislativa tentará encontrar saídas para que os funcionários voltem a trabalhar, segundo os sindicatos.

A OAB-SP calcula que a paralisação atinja cerca de 30% dos funcionários da Justiça paulista. Os locais com mais adesões à greve são Campinas, Ribeirão Preto e Piracicaba, onde até 30% dos servidores deixaram de trabalhar. Nas outras cidades, cerca de 10% dos funcionários estão parados, segundo o TJ-SP.

Uma determinação judicial prevê que 30% dos empregados devem continuar trabalhando durante a greve. Mas nem mesmo os sindicatos sabem dizer se a ordem está sendo cumprida.

A categoria pede reposição salarial de 20,16% e a revogação do desconto pelos dias parados. O TJ-SP ofereceu aumento de 4,77% retroativo a março, que não foi aceito. Além disso, os servidores reivindicam plano de carreira e mais contratações.

Segundo o tribunal, a proposta de plano de carreira, parada desde 2005, foi aprovada neste ano. O TJ-SP afirma que incluiu na proposta orçamentária de 2011 a reposição salarial de 20,16% que, para vigorar, depende do aval do governador. Foi aberto ainda um concurso com 300 vagas.

[matéria publicada no jornal Agora SP]

Anúncios


No Responses Yet to “Greve no Judiciário paralisa 240 mil processos”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: