Educação pagará bônus de servidor em março

28jan11

BENEFÍCIO É PAGO CONFORME RESULTADO DO IDESP. AS REGRAS AINDA DEVEM SER PUBLICADAS NO “DIÁRIO OFICIAL” DO ESTADO

Carol Rocha
do Agora

Os servidores da rede estadual de ensino de São Paulo vão receber o bônus da Educação em março. A afirmação foi feita ontem pelo secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald. A verba já estava prevista no Orçamento aprovado para este ano.

As regras para o pagamento de 2011, no entanto, ainda precisam ser publicadas no “Diário Oficial” do Estado.

O benefício é pago de acordo com as metas propostas para cada escola. O valor do bônus é calculado com base no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). O indicador considera os resultados das provas do Saresp (sistema de avaliação de rendimento escolar) e os dados da progressão escolar _como aprovação e repetência.

O bônus é proporcional ao resultado da escola no Idesp e, no ano passado, chegou a 2,9 salários para os servidores de unidades que ultrapassaram as metas em 20%. Para os funcionários de escolas que cumpriram o objetivo, o bônus chegou a 2,4 salários.

Plano de carreira

De acordo com Voorwald, o DRHU (Departamento de Recursos Humanos) irá entregar, até o dia 4 de fevereiro, um cronograma com a proposta de plano de carreira, que será enviado para as instituições ligadas à Educação.

As entidades poderão dar sugestões, e o cronograma estará pronto até o fim de março. “O plano não é só para o magistério, mas para os servidores de maneira geral. Além disso, essa política salarial será válida para os próximos quatro anos”, disse Voorwald.

O Programa de Valorização pelo Mérito, que concede reajustes aos docentes, também deverá sofrer alterações para atingir mais servidores, incluindo o quadro de apoio. Atualmente, o programa beneficia apenas os 20% mais bem colocados na avaliação.

“Mérito é mérito. Ou você reconhece o mérito e o atribui àqueles que tiveram o mérito reconhecido ou você não reconhece o mérito.” Para Voorwald, o servidor deve saber que, desde o ingresso até a aposentadoria, poderá avançar na carreira conforme o seu desempenho.

Governo revê lei de temporários

A Secretaria de Estado da Educação mudou o entendimento sobre a lei da quarentena e convocou os cerca de 16 mil temporários que estavam impedidos de ter aulas atribuídas neste ano.

O entendimento anterior era de que os docentes entravam no período de quarentena (um ano fora da rede) logo após o término do último ano letivo. A PGE (Procuradoria-Geral do Estado), porém, mudou o entendimento.

A nova orientação diz que a quarentena vale apenas após os 12 meses de vigência do contrato. Assim, os temporários estão liberados para trabalhar neste ano.

“Na semana passada, tivemos uma reunião com os 91 dirigentes regionais e essa informação já havia sido passada para eles”, afirmou o secretário Herman Voorwald.

No ano passado, o então secretário da Educação, Paulo Renato Souza, enviou à Assembleia um projeto de lei sobre o mesmo tema. Ainda não há previsão para o texto ser votado.

Burocracia pode deixar docente sem escolher aula

Professores aprovados no último concurso público da rede estadual paulista estão ameaçados de não poder escolher as aulas que vão dar. Parte dos 9.304 docentes não havia recebido até ontem o laudo médico do departamento de perícias do Estado, documento necessário para que o servidor participe do processo de atribuição de aulas, que será na próxima segunda.

Professores relataram que suas diretorias de ensino já admitem que os documentos não chegarão no prazo. Eles dizem que a recomendação é que peçam a prorrogação de posse _ou seja, que aguardem o laudo e entrem no processo depois. O problema é que o servidor que não estiver apto para a distribuição de classes na segunda ficará com as turmas que sobrarem.

A Secretaria da Educação não informou quantos docentes ainda estão sem o documento. A pasta disse apenas que a “Secretaria de Gestão informou que vai cumprir o prazo de entrega dos laudos”.

O governo derrubou na Justiça a liminar obtida pela Apeoesp (sindicato da Educação) que anulou a nomeação dos 9.304 professores concursados.

[matéria publicada no jornal Agora SP]

50 Responses to “Educação pagará bônus de servidor em março”

  1. 1 Neide

    Sou servidor do estado do QSE, será que nós vamos ter um bom aumento?
    porque faz anos que nao temos.

  2. 2 Carol Rocha

    Neide, aumento eu não sei. O governo disse que dependeria da arrecadação do Estado… mas o secretário da Educação já montou um grupo de trabalho para propor um novo plano de carreira. Vamos acompanhar.

  3. 3 Neide

    Obrigada pela atencão…um abraco.

  4. 4 Renato

    Queira saber se tem alguma data prevista para o pagamento do bonus e se todos irão receber, obrigado.

  5. 5 Carol Rocha

    Renato, ainda não há data e nem dá para saber quem vai receber porque o resultado do Idesp ainda não saiu. É com base nele que sabemos quais escolar terão bônus.

  6. 6 Neide

    sou oficial administrativo do QSE efetiva na diretoria de ensino, quero saber se eu
    tambem vou ter um cargo com essa nova restruturacao que vai ter.
    obrigada.

  7. 7 Carol Rocha

    Neide, não sei te responder isso.

  8. 8 MAURO DE SOUSA MARIA

    Gostaria de receber notícias e atualizações sobre educação, principalmente bonus escolar.

  9. 9 maria

    esta verba de bonus sai da secretaria e passa pela folha na fazenda ,portanto pode ser divulgada no mesmo dia.

  10. 10 maria

    e mais será provisionada antes que a imprensa tome conhecimento pois temos mestres que abre a boca e …. a chefia chiaaaaaaaaaaaaaa

  11. 11 MAURO DE SOUSA MARIA

    Carol, sou agente de organização escolar e, na minha escolar dizem que a data do pagamento do bonus escolar será dia 20/03/2011. Está confirmado?

  12. 12 Carol Rocha

    Segundo a SEE, ainda não tem nada confirmado, Mauro. Cobro eles quase todo dia.

  13. 13 PAULA

    SOU AGENTE DE URGANIZAÇÃO CATEGORIA “O” FUI CONTRATADA EM AGOSTO DE 2010, TENHO DIREITO AO BONUS ESSE ANO? TEM ALGUMA CHANCE DO NOSSO CONTRATO SER PRORROGADO COMO O DOS PROFESSORES DA MESMA CATEGORIA? OBRIGADA

  14. 14 Carol Rocha

    Oi, Paula. Sobre o bônus, você não terá direito porque não trabalhou 244 dias em 2010. Sobre o contrato, ele pode ser prorrogado até o fim deste ano letivo. Mas é melhor você confirmar na sua escola.

  15. 15 Rosimeire

    Ola, Carol. Sou ag.serv.escolar temporário, estou no estado desde março de 2010, tenho direio ao bônus ? Obrigado

  16. 16 Carol Rocha

    Sim, Rosi. Desde que você tenha trabalhado, no mínimo, 244 dias.

  17. 17 simone messias

    sou age de ser escolar des de março de 2010 e prestei o outro concurso so que fiquei sabendo que tenho que esperar 200 dias afastada para poder exercer novamente quero saber se vc sabe me disser alguma coisa sobre isso obrigada

  18. 18 Carol Rocha

    Simone, a lei da quarentena, que prevê 200 dias de afastamento entre um contrato e outro, vale apenas para os servidores temporários. Porém, o governo mudou o entendimento da lei para permitir que os servidores que iniciaram o ano letivo possam, ao menos, terminá-lo. Quando vence seu contrato? Acredito que a mudança da lei pode beneficiá-la neste ano, mas no ano que vem valerá o afastamento de 200 dias.

  19. 19 luciana sartorelli

    oi simone boa noite li nos comentarios acima que um agente de organização escolar entao minha duvida é o seguinte eu comecei trabalhar em agosto de 2010 tb como a colega ai de cima se a escola quiser eles podem prorrogar meu contrato ate dezembro de 2011 ?
    obrigada pela atenção

  20. 20 Carol Rocha

    Luciana, em janeiro deste ano o governo mudou o entendimento sobre a lei dos temporários e a Assembleia aprovou projeto de lei sobre o tema. Portanto, se a sua escola quiser, pode prorrogar seu contrato até o final do ano letivo.

  21. 21 Ricardo Monteiro Oka

    Sou agente de serviços escolares e o meu contrato terminou no dia 22 03 11 gostaria de saber se poderia ser prorrogado sendo eu da categoria O.

  22. 22 Carol Rocha

    Ricardo, se a sua escola quiser, pode sim.

  23. 23 GEANIE THABATA GODOY

    OI ,ESTOU CONTRATADA DESDE 23/MAIO DE 11 COMO PROFESSOR INTERLOCUTOR, QUERO SABER SE TENHO DIREITO EM BONUS.

  24. 24 Patricia

    Olá!passei no concurso para agente de organização escolar em 2009 e, passei, mas fui chamada em junho de 2010 como temporario, pois era ano de eleição, portanto não poderia haver efetivação de funcionario publico, enfim, eu gostaria de saber se eu corro o risco de terminar o meu contrato e ficar sem emprego?ou serei chamada este ano para efetivação?bjs!

  25. 25 Carol Rocha

    Patricia, não sei te responder. Passar em concurso não é garantia de ser contratado, infelizmente. Dentro do prazo, você poderá ser chamada, mas não posso responder pela SEE…

  26. 26 Carol Rocha

    Geanie, se você tiver trabalhado ao menos 244 dias, sim.

  27. OI Carol ,trabalhalhei sou ag.de serv.escolar e trabalhei como temporario de agosto de 2009 a agosto de 2010, gostaria de saber se tenho direito ao bônus educação que será pago agora em março de 2011.Obrigado.

  28. 28 Carol Rocha

    Acho que não tem direito, porque é preciso ter trabalhado ao menos 244 dias em 2010.

  29. 29 neide

    oi Carol, sou oficial efetiva ha 16 anos na diretoria de ensino, ja saiu a resolucao para restruturacao, ate dia 29 de dezembro/2011, ja entra restruturacao… vamos tb ter um cargo, somos em 10 oficial administrativo, e tem dez vagas nesse concurso que vai ter de oficial. obrigada.

  30. 30 Meire

    Boa tarde Carol

    Sou Agente de Org.Escolar fui contrata em set/2011,é possível a efetivação de todos que são temporários ?

  31. 31 Carol Rocha

    Meire, depende do governo. A efetivação é facultativa e depende de vagas, de verba e de vontade política.

  32. 32 Leandro

    carol sou agente de organização e estou contratado desde novembro de 2010 se meu contrato for prorrogado até 31 de dezembro de 2011 tenho direito ao bônus certo?? Prestei concurso novamente creio que me sai muito bem mais mesmo assim não poderei exercer??

  33. 33 Carol Rocha

    Leandro, não entendi direito a sua pergunta…

  34. 34 maria aparecida

    sou aux.de desenvolvimento infantil concursada na minha cidade desde 2009 ,sou funcionária municipal,trabalho 8 hrs com crianças de 4,e3 anos gostaria de saber se nos auxiliares temos direito ao bonus ,aqui só cargos acima de professor e que recebe.bjs

  35. 35 Carol Rocha

    Maria Aparecida, eu não acompanhei o bônus municipal, apenas o estadual. Não estou por dentro das regras do bônus municipal.

  36. BOA TARDE CAROL!!!!!! SOU AGENTE DE SERVICO ESCOLAR, GOSTARIA DE SABER SOBRE A INSALUBRIDADE, SE NOS VAMOS RECEBER OS ATRAZADOS! TRABALHO NO ESTADO HA 19 ANOS NA AREA DA EDUCACAO, DESDE JA AGRADECO……. ANGELA MARIA.

  37. QUANDO SAIR ME AVISA UMA ABRAÇO, FIQUEI SABENDO QUE É DIA 30 DE MARÇO

  38. 38 Carol Rocha

    Angela, agente de serviço escolar tem direito à insalubridade? Eu juro que não sei…

  39. 39 Crisllei

    Sou agente de organização escolar, contratada até 20 de outubro de 2012, porem com uma licenciatura curta e aluna de licenciatura completa, me cadastrei na diretoria de ensino, meu desejo e exonerar o cargo e passar a ser docente, porém a diretoria da minha cidade diz que devo esperar 200 dias, ja a diretoria da cidade vizinha diz que mudarei de cargo de agente pra docente e não preciso esperar nenhum dia. O que faço? A lei de 40 dias é só pra quem já é docente?

  40. 40 Crisllei

    Sou agente escolar contratada até outubro, quero exonerar o cargo, porque me inscrevi para ser professora (sou estudante de licenciatura), devo esperar 200 dias, 40 dias, ou nenhum, as diretorias da minha cidade e vizinha se contradizem, uma diz q devo esperar 200 dias pq o governo liberou 40 só pra quem ja é docente, e outra diz que não devo esperar, por favor me esclareça.

  41. 41 Carol Rocha

    Crisllei, até onde sei, a quarentena caiu de 200 dias para 40 dias. A lei foi alterada e vale para todos.

  42. 42 Crisllei

    Que bom Carol, me sinto aliviada, vou seguir meu coração e exonerar o cargo e realizar o sonho de lecionar. Obrigada.

  43. 43 Carol Rocha

    Crisllei, sugiro que, antes de tudo, você peça informações mais detalhadas na sua Diretoria de Ensino. A SEE é um pouco desorganizada, vc deve saber. Boa sorte!

  44. 44 Carol Rocha

    Crisllei, sugiro que, antes de tudo, você peça informações mais detalhadas na sua Diretoria de Ensino ou, se eles não souberem, entre em contato diretamente com o DRHU. Boa sorte!

  45. 45 Crisllei

    Sim, pedi informações em duas diretorias e elas se contradizem.

  46. 46 Ingrid

    Ola me Chamo Ingrid fui contrata em setembro de 2011 não tive direito a bônus porem o meu contrato venceu em setembro de 2012 sera que agora eu tenho direito??? e se eu peguei licença maternidade antes de acabar o contrato também tenho direito????

  47. 47 Carol Rocha

    Ingrid, faz tempo que não acompanho esse assunto e não sei quais são as regras em vigor. Sugiro que você procure a Secretaria de Estado da Educação.

  48. 48 wilma

    ola,me chamo Wilma,gostaria de saber aonde posso ver o valor do bônos,pois minha escola não esta na lista dos baixos nível,portanto segundo a direção de minha escola,vamos ganhar o bônus dia 28,porem quero saber aonde eu entro pra ver o valor a receber

  49. 49 Carol Rocha

    Wilma, segundo a SEE, não dá para consultar o valor, mas ele será pago amanhã a quem tem direito.

  50. 50 Carol Rocha

    Ingrid, vc deve ter trabalhado ao menos 2/3 do ano em 2012. A licença maternidade não conta, apenas as faltas que vc teve.



Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 61 outros seguidores

